Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Pecado


O Que é o Pecado?

1. A Origem do Pecado


“E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto?

E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”

Geneses 2:8 , 16; 3. 1 – 13, 24

O texto acima conta como se originou o pecado no mundo. Assim aconteceu o primeiro pecado praticado pela espécie humana, pelo primeiro homem que Deus criou. Baseado nisso afirmamos que: PECADO é o mesmo que desobediência, rebeldia contra o DEUS todo poderoso que criou os céus e a Terra: “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” (1 Jo. 3: 4).

Deus não fez o homem para o pecado, mas deu-lhe o livre arbítrio e a capacidade para fazer suas escolhas. Logo conclui-se que o pecado é a escolha que o homem faz para desobedecer a Deus.

2. Todos Pecaram (A Globalização do Pecado)

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram.” (Romanos 5: 23).

Deus fez o homem com muito amor e o colocou no Jardim do Éden (Gêneses. 2: 8). Até ali o homem não tinha pecado, pois não havia lei, ele não tinha discernimento entre o bem e o mal, por isso era inocente, até que Deus deu-lhe um único mandamento: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”(Gêneses 2: 16).

Daí em diante todos os seres humanos são considerados pecadores, pois herdaram o pecado do primeiro homem e estão, naturalmente, separados de Deus, e por sua natureza condenados à morte eterna.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Romanos. 3: 23).

3. As Consequencias do Pecado

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6: 23)


Depois de o homem ter pecado contra seu criador, se tornado inimigo do Todo Poderoso Deus, ele se encontra em um estado de deformidade espiritual, condenado, morto para Deus, sem nenhuma chance ou esperança de vida, pois Deus disse: no dia em que comeres da árvore do conhecimento do Bem e do Mal, certamente morrerás”(Gêneses 2: 16).

O homem se tornou escravo do pecado e, portanto, do Diabo, filho da perdição, passando a ser alvo da ira de Deus.

A conseqüência do pecado é a morte.

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” (João 8:34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário